Comportamento, Organização

Você precisa fazer coisas diferentes!

7 1413

Se seu corpo pudesse falar, ele diria: “Pelo amor de Deus, preciso fazer alguma coisa diferente!” Parece até brincadeira, mas é verdade. Nós desenvolvedores ou qualquer outro profissional que passa a semana inteira em plena hora extra, principalmente na exatidão de uma rotina, precisa fazer alguma coisa urgentemente. Antes de você ir embora achando que está lendo mais um texto motivacional[bb] ou até mesmo uma daquelas dicas de como mudar sua rotina, saiba que, estamos vivendo dias completamente diferentes (focando nosso contexto). Muitas pessoas ainda não caíram na real.

Precisamos entender o que está acontecendo ao nosso redor e ter consciência dos acontecimentos para “liberarmos energia”, caso contrário nossa mente fica carregada por coisas desconhecidas, deu pra entender? Ela (mente) sabe que há alguma coisa errada, mas não sabe exatamente o que ou como resolver, isso é um veneno para nós. Uma ótima leitura sobre isso: Gerencie sua Mente, não o seu Tempo[bb]! Falei sobre isso para exemplificar que, é assim também que funciona nosso corpo, precisamos fazer coisas diferentes senão a estrutura sucumbe.

Com estava dizendo, estamos vivendo em outra era profissional, estamos cada vez mais ocupados e motivados a trabalhar. Motivados? Sim! Pois hoje em dia a possibilidade do próprio negócio tem crescido absurdamente (em outra ocasião passo algumas estatísticas). Há muito mais caminhos para vitória, a globalização e a tecnologia estão fervendo e sugam cada dia mais nosso tempo. Vimos-nos em várias situações: final de semana trabalhando, acordado até altas horas finalizando um projeto, fazendo pesquisas (sobre esse, há algo excelente a se comentar: nada, mas nada mesmo está tão longe que não conseguimos alcançar. Hoje é possível para todos). Exemplificando, essa semana tive que usar grosseiramente duas madrugadas, até às 03:30 para resolver pendências. Isso é correto? Não! Não é saudável, mas os motivos na qual citei acima nos levam a executar (e afinal, prazo é prazo). E depois? Dormimos e acordamos cedinho para continuar a trabalhar. Eu mesmo tenho 2 ambientes profissionais, e isso se torna mais normal a cada dia. Freelancer nem se fala, esse pessoal sofre, admiro-os.

Atenda o clamor de seu corpo

Reflita um pouco no que foi comentado acima e faça uma breve comparação sobre seu dia-a-dia, em seguida continue lendo. Eu só quero passar uma dica a você, manipule sua rotina, ninguém mais pode fazer… Se isso não ocorrer, dias piores virão, acredite! Se esforce, se esforce muito, pois para sair da rotina é muito difícil. A princípio seja mais simples, comece devagar, algumas dicas iniciais e práticas que podem levá-lo a uma mudança maior:

1. Vá trabalhar por outro caminho;
2. Ande mais a pé, você verá coisas muito diferentes;
3. Fale mais “bom dia” às pessoas que passam ao seu lado;
4. Ligue para alguns amigos que há tempos não conversa;
5. Pegue pelo menos um dia da semana para passear com sua amada ou amigos (eu mesmo, quando não saio com ela, vou jogar uma boa sinuca com um amigo ou outro);
6. Muitos jogam futebol nas sextas, continue;
7. Mude algumas práticas em seu trabalho;
8. Troque de lugar os objetos em sua mesa;
9. Fique um pouco mais com a família;
10. Freqüente uma igreja;
11. Arrume seu quarto todos os dias;
12. Faça as compras da casa;
13. Colecione alguma coisa, tenha um hobby;

Talvez um ponto importante nisso tudo seja você ter um local de escape, um ESC na vida, local onde não tenha qualquer ligação com o que faz profissionalmente. Fique nesse lugar durante horas. São poucos os itens de mudança acima, mas é somente para exemplificar o que pode ser feito. Invente mais alguns itens você mesmo, dentro de seu contexto. O importante é fazer coisas diferentes.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.