Comportamento, Corporativo, Organização

Você pode trabalhar menos sem perder o desempenho

1 38

Reuni algumas informações interessantes de vários livros, artigos e experiências. Ficou um pouquinho “esticado”, mas compensa a leitura.

Possui muitas pendências? Precisa resolver tudo com urgência? Clientes não agüentam tanta enrolação? Seus problemas acabaram! Mas só depende de você.

Já postei aqui em como podemos organizar nosso dia para garantirmos nosso desempenho e principalmente a qualidade de nosso trabalho. São informações ricas com base em estudo e leituras na área, que, aliás, gosto muito. Resumindo algumas palavras já escritas: não se mate de trabalhar. Sabia que consegue ter o mesmo desempenho nas duas situações abaixo?

1. organizar seu dia, sua mente e trabalhar dentro de seu horário normal, sem stress e cansaço excessivo ao invés de…

2. …fazer infinitas horas extras, até altas horas. Dormindo tarde e acordando cedo para continuar o mesmo trabalho, ou pior, ir trabalhar em outro lugar fora do contexto na qual esteve acordado até tarde.

Qual você prefere?

Saiba que, se sua prática é a segunda opção, está se matando aos poucos. Você fica pensando: um dia isso vai acabar e terei dias melhores, ou, estou construindo uma vida e em alguns meses tudo melhora. Sabe qual a verdade? Melhora coisa nenhuma! Você sempre vai fazer porque se acostumou e entrou numa rotina, até que resolva realmente mudar.

Não caia nesse erro, valorize sua vida! Não viva para trabalhar!

(Mas pode pensar também: “Como? Preciso ganhar dinheiro, me sustentar, pagar contas, tenho filhos…”. Esse geralmente é uma resposta de desespero, vamos continuar.)

Se sua vida é assim, viver para apagar fogo e resolver pendências que viraram antigas, saiba, você precisa mudar, existe sim saída:

1. Pode ser necessário abrir mão de algumas coisas;
2. Organize seu próximo dia;
3. Organize sua mente;
4. Você precisa (e pode) trabalhar menos, sem perder o desempenho.

Já consegue chegar num conceito para cada um dos itens sem ler o que vem a seguir? Acredito que sim porque você sabe muito bem que precisa desafogar um pouco e principalmente em quais áreas de sua vida está precisando de uns ajustes, e melhor, pode até saber como mudar isso. E por falar em mudar, há uma urgência, no momento, transformar suas atitudes, precisa se organizar, e talvez, o mais importante, precisa se encontrar nessa enorme selva. Você pode estar perdido, já parou pra pensar?

1. Abra mão!

A mudança não vai ser tão satisfatória se você não abrir mão de alguma coisa. Seus compromissos tomam todo seu tempo, talvez não tenha tempo nem para ler um pequeno livro, muito menos passar um tempo com a família. Mas SEMPRE há alguma coisa que podemos abrir mão. Essa prática pode causar um sentimento de perda momentânea, é fato, mas vai ser bom. Para que consiga fazer isso é preciso tomar decisão: decidir com toda sua força que é necessário! Caso contrário é desastroso, se tentar alguma atitude dessa sem que tenha certeza, é melhor que tenha permanecido no seu estado original.

Mas afinal, pra que abrir mão? A resposta é simples: libere-se, tenha tempo para você mesmo. A conseqüência positiva vem automaticamente, vai se tornar uma pessoa mais acessível e organizada. Mas não acaba por aí não.

Pensa e responda: o que você precisa abrir mão para conseguir resolver suas pendências de maneira satisfatória?

2. Organize seu próximo dia

Uma dica bem prática: tenha uma agenda de compromissos e outra agenda (aquelas para qualquer ano) ou qualquer outro tipo de caderno de anotações (vamos levar esse como padrão), mas que seja fácil o manuseio. (essa é minha prática também, faço isso há vários meses, e tem dado certo).

Finalizando seu dia, ainda está com a cabeça cheia de situações abertas: “preciso fazer isso, preciso fazer aquilo” ou “tenho reunião amanhã, tenho que preparar a apresentação”. Sua memória está fresca com o que ainda precisa fazer, o objetivo é não deixar isso escapar. Se cair no esquecimento ou na confiança de que “amanhã vou lembrar”, pode esquecer, no acumulo de coisas, você VAI esquecer. Pegue sua agenda e marque todos seus compromissos (não tarefas) do dia seguinte (se ainda não marcou). Pegue então seu caderno de anotações e marque todas as suas tarefas do dia seguinte, separe-as da seguinte maneira: reserve um tempo para aquelas que são pendências e outro tempo para aquelas que não são pendências. Isso garante que suas tarefas atrasadas serão resolvidas e do mesmo modo não vai deixar que outras se tornem pendências (causando insatisfação do cliente, ou sua).

Mas como marca-las? Assim: enumere suas tarefas deixando antes um pequeno espaço para marcá-la como concluída. Use cores diferentes para:
1. descrever a tarefa;
2. deixa-la como concluída (checked);
3. anotar datas de prazos, caso seja necessário.

É importante enumera-las para servir de referência para outra tarefa, dessa forma, ao terminar de escrever uma, quando necessário, escreva no final: “Ver X”, onde X é o número da tarefa a ser pesquisada garantindo uma corrente ou histórico de informações e não ficará perdido. Essa organização te ajuda a resolver várias situações ao mesmo tempo. Essa dica envolve disciplina, principalmente no começo.

Lembre-se, estamos falando de uma organização para o final do dia, referente ao próximo.

3. Organize sua mente

É um tanto complicado falar sobre isso, envolve muita particularidade, e tentar me expressar de uma forma genérica é um desafio. Tenho lido muito sobre comportamento e organização. Grandes autores estão “descobrindo” que tudo parte de como enxergamos as coisas. Sabe aquela coisa do tipo: “tem gosto pra tudo” e “cada um com sua mania” explica mais ou menos o que vou dizer. Eu mesmo já me peguei pensando na idéia em andar com certa pessoa para aprender me organizar como ela. Fiquei intrigado, são daqueles que não tem tempo pra nada e ainda acha tempo para realizar alguma tarefa. É brincadeira!? Organização e mente extraordinária, confesso!

Pela própria experiência, o problema está em nossa mente: sempre damos um jeitinho de complicar tudo. Em muitos momentos devemos agir como crianças, naturais e sinceras. Você precisa liberar sua mente “do lixo” do dia-a-dia. A energia acumulada precisa estar disponível para resolver novos problemas e desafios. O que estou querendo dizer é que, quanto mais você deixa situações em aberto, mais peso traz para sua consciência, energia sendo usada de forma desnecessária. Chamamos isso de mente carregada, ou, mente desorganizada. Guarde uma coisa: nosso exterior é construído pelo nosso interior, pense a respeito.

(Muita coisa já foi dita aqui, alguns links no final desse artigo).

4. Por fim, trabalhe menos…

O sucesso dos três itens acima tem como conseqüência esse quarto. Se formos analisar, qualquer tipo de pessoa, classe social ou área profissional tende a buscar além de seus limites um excelente retorno financeiro, pelo menos no conceito. E essa busca parece não ter fim. Então começa a trabalhar mais arduamente, madrugadas começam a fazer parte de sua rotina e o pior acontece, seu tão amado sonho é abafado com grandes momentos de stress e fadiga, se identificou?

Se abrir mão de algumas coisas, práticas da limpeza mental e com sua organização diária, é garantido seu sucesso. Mas, é você quem tem que decidir e praticar. De nada adianta toda essa leitura se você não deseja mudar. A primeira coisa que precisamos ter consciência é que nas decisões sempre construímos algo. E ainda, a atitude é fundamental para a mudança.

Então, vai mudar mesmo? Você toma essa decisão? Quem sabe você precise de uma mãozinha, estou à disposição.

Alguns links:
Os segredos da mente milionária
Limpeza da garagem mental
Seu tempo…sua vida!
Seu desempenho…sua vida! (continuação??)
Como é o relacionamento com seu cliente?
Quais são nossas prioridades?

Abração,
Daniel Accorsi

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.