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Sua empresa está pronta para as redes sociais?

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Redes SociaisTemos que tomar muito cuidado quando colocamos nossa empresa na era 2.0, digo, divulgação em redes sociais e serviços como Twitter e Yahoo Meme. Devemos ter plena consciência de que não estaremos apenas divulgando nossas marcas, mas também abrindo portas para que os usuários e clientes possam comentar sobre os serviços prestados e a qualidade do atendimento oferecido.

A idéia é excelente, aliás, todos devem sim entrar nesse meio colaborativo, é essencial hoje em dia. Mas existem alguns pontos que desenvolvi de maneira bem rápida e que devemos tomar ciência antes de colocar em prática uma idéia em divulgação em redes sociais.

Gostaria de começar com o mais importante, em minha concepção:

1. Organize-se antes de qualquer coisa

Nada agradável você entrar em redes sociais e ser “atacado” pelos prórpios usuários e clientes. Se você tem pendências a serem resolvidas, situações em aberto com clientes e áreas que precisam de um toque na organização para que o negócio possa prosseguir, resolva e organize-se. Tenho acompanhando os updates no Twitter dos usuários referente a uma empresa de hospedagem no Brasil, para mim se tornou um dos melhores exemplos onde os serviços de colaboração on-line se tornou negativo, uma forte arma contra a própria empresa.

2. Planejamento é tudo

Basta você navegar um pouco pelo Orkut, Facebook e Twitter para encontrar entradas de empresas sem qualquer tipo de atualização ou relacionamento com o cliente. Saiba que é melhor você não estar em redes sociais do que estar e não fazer nada. Pense agora no Orkut e visite aquela empresa que gostaria de receber mais informações, um portifólio legal e até mesmo links de seus trabalhos: para sua surpresa não encontrou nada! O  cadastro não passa de uma logomarca identificando o perfil.

3. Atualize, informe, comunique-se

É uma questão de educação e mudança de comportamento, principalmente se você é do tempo onde Internet era somente para universisdades. Comununicar-se com seus usuários e/ou seguidores é o fator mais importante em sua participação em redes sociais. É de extrema importância que seu cliente se sinta como um usuário privilegiado ao receber uma informação direta, isso deve acontecer sim, não somente atualizações generalizadas. Faça um cronograma pessoal de suas atualizações no blog, no Twitter, no Orkut, Facebook ou em qualquer outra rede que tenha cadastro. Não caia no erro de deixar seu perfil desatualizado, a credibilidade de sua empresa nesse meio vai cair consideravelmente. Atualize seus perfis constantemente.

Para fechar, nem tudo é mil maravilhas. Nunca conseguiremos deixar 100% dos clientes satisfeitos, sempre haverá alguém reclamando em algum ponto, seja este um fato ou uma fofoca descarada. A questão é que uma empresa sempre será alvo de pelo menos uma pequena parcela de usuários insatisfeitos, por mais que o serviço tenha sido entregue no prazo em com toda qualidade. Saibamos balancear. Até desta parcela conseguimos tirar algo de bom… Acredite! Saiba usar as redes sociais.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

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