Comportamento, Organização, Resenha

Quem mexeu no meu queijo?

2 901

Quem mexeu no meu queijo?Este foi um dos melhores livros que li sobre comportamento. Quem vê pela capa, não da nada. No original, “Who Moved my Cheese?”, o autor Spencer Johnson explica através de uma parábola como nos comportamos a frente das mudanças da vida. Uma leitura rápida sobre dois ratinhos e dois homenzinhos dentro de um labirinto a procura de queijo. A metáfora -muito bem bolada- nos leva a compreender o comportamento de cada um dos personagens, desde aquele que só quer ficar no seu lugar de conforto ao invés de buscar novas minas de queijo mesmo sabendo que seu estoque está acabando, até aquele que, já coloca a mão na massa a procura de novas possibilidades ao ver seu estoque indo ao fim.

Recomendo a leitura para todos, é para qualquer idade. Se aplica a qualquer situação da vida, principalmente para aqueles que estão passando por momentos decisivos. Surpreenda-se, você vai querer ler novamente em algumas semanas. No livro tudo gira em volta do queijo, que para nós representa os sonhos, deveres, vontades, paz  e tudo que nos leva a ser seres humanos.

Aproveitando, dicas para tornar seu dia-a-dia mais ativo e produtivo com algumas frases elaboradas do livro:

– Ter queijo o faz feliz

– Quanto mais importante seu queijo é para vocês, menos você deseja abrir mão dele

– Se você não mudar, morrerá

– O que você faria se não tivesse medo?

– O movimento em uma nova direção ajuda-o a encontrar um novo queijo

– Quando você vence seu medo, sente-se livre

– Imaginar-me saboreando o novo queijo, antes mesmo de encontrá-lo, conduz-me a ele

… muito mais …

Mudança exige força de vontade, principalmente quando estamos acomodados em certos momentos da vida. Isso acontege geralmente quando sentimos prazer de estar dependendo de alguém, ou quando não damos a mínima aos sinais de “cuidado”. Busque conhecer-se, pode até parecer fácil, mas a grande maioria não consegue fazer uma simples auto-descrição. Pense nisso!

Compre aqui, aqui ou aqui.

Veja também a versão para crianças.

UPDATE 12/12/2008: Vendo alguns links por aí achei esse vídeo da histórinha com base no livro. Vale a pena ganhar 10min., veja abaixo:

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.