Blogs não é mágica
Comportamento, Web

Pare de ler sobre como ganhar dinheiro com blogs

0 67

Escrevo este artigo em homenagem a todas (ou quase) as fontes de conteúdo que “descrevem” as “10 maneiras de ganhar dinheiro com blogs”. É tanto conteúdo com este título na Internet, que já passou do limite suportável. Infelizmente é o que os buscadores mais valorizam nos resultados, por consequência da alta demanda. Em muitos casos, esta uma pequena estratégia para ganhar acessos.

Em minha opinião, é uma falsa demanda! Por mais que existam informações -quase- relevantes, o fato é que este tópico já se encontra defasado e repetitivo, a não ser que  você deseje trazer usuários não compromissados, ou que seu blog seja exclusivamente sobre este assunto. Quero ressaltar que existem sim blogs especificamente sobre este assunto e que possuem ótimos artigos. Digo defasado pelo simples motivo de que muitos conceitos mudaram de alguns anos para cá, principalmente no que diz respeito a blogs. Atente-se a isso!

Blog or not

Encontramos por aí alguns pontos técnicos referentes à linguagem a ser utilizada, como esse que li há algumas semanas: Como escrever títulos de posts. Está aí um exemplo válido que pode ajudá-lo claramente na construção de seu conteúdo. Busque este tipo de informação, e não caia em contos de fadas, com certeza irá queimar dinheiro. Corra atrás de pessoas que realmente ensinam o conceito das coisas e não simplesmente as que passam uma lista de tarefas, que acabam se tornando superficiais.

Meu objetivo aqui é afirmar que não existe mágica! Para ganhar dinheiro com blogs ou ter sucesso com seu conteúdo, existem passos práticos a serem tomados:

Paixão por escrever
Este é o ponto mais importante! Iniciar um blog exclusivamente para ganhar dinheiro é o mesmo que correr atrás do vento, já afirmo que você não irá longe. Estamos falando de conteúdo! O leitor não quer ler cópias ou notícias repetitivas. Os leitores buscam informações relevantes em suas pesquisas, e isso demanda paixão por escrever, e principalmente por compartilhar. Nada impede de você criar uma estrutura para fins lucrativos, mas a paixão pela escrita é indispensável.

Comprometimento
Respeitar uma periodicidade entre os posts é um ponto crucial e que acaba sendo convertido em reconhecimento. Existem basicamente dois tipos de usuários: aqueles que vêm dos buscadores (“paraquedistas”) e aqueles que vêm à procura de novidades em seu espaço. É justamente deste segundo grupo de leitores que você precisa correr atrás. Leitor fiel é tudo que você precisa. Comprometimento e suor são necessários para conseguir seus 3 a 4 artigos por semana, eles esperam por esta sua atitude, por outro lado, o leitor desiste ao retornar algumas vezes e acabar não encontrando nenhuma novidade. Eu mesmo ainda estou tentando lutar por três artigos semanais.

Tempo gasto
Não economize tempo. Se você deseja conteúdo de qualidade, o processo de criação vai demandar muita paciência. Não caia no erro de entregar um artigo logo na primeira revisão. Leia e releia até você se sentir confortável com as palavras colocadas. Saiba que um texto mal escrito é um texto difícil de ler, o leitor logo desiste.

Muito estudo e leitura
Se você gosta de escrever, consequentemente gosta de ler, e a leitura é indispensável para a manutenção de um blog. Na verdade, a leitura é indispensável para todos que desejam sair de uma zona mesquinha e de falta de cultura. O mantenedor de um blog lê muitos livros, um atrás do outro, em busca de conhecimento e informação. Caso você não tenha o costume de separar um tempo para leitura, comece a fazer de uma forma confortável, até encontrar um ponto considerado positivo para seu crescimento. Com certeza você vai descobrir muitas qualidades que nem imaginou em ter.

Boa estrutura de servidor
Não tente buscar uma forma muito barata para hospedar seu blog, lembre-se que custará caro futuramente. Escolher um servidor fraco leva você a ter dores de cabeça com quedas repentinas, lentidão no acesso e problemas técnicos. Tente buscar de início uma estrutura razoavelmente boa (se não quiser gastar mais) para se preparar com a demanda esperada de leitores. O que recomendo mesmo é iniciar em um servidor definitivo e bom, com suporte ilimitado de recursos e que ofereça um tempo de resposta excelente. Deve ser levado em consideração o suporte técnico oferecido por esta empresa, afinal, você não pode ficar na mão! Lembre-se que, se um blog recebe 2.000 visitas por dia e o servidor resolve parar de responder repentinamente bem no horário de pico, tendo a empresa um suporte fraco, esta não irá resolver seu problema. Estará perdendo a maior fatia de seus acessos. Será que eles voltarão?

Layout atrativo
Não adianta tentar fazer sucesso num modelo pobre de layout. Este deve estar no mínimo organizado e estruturado. Ofereça clareza para seu leitor, não tente surpreende-lo tentando mostrar logo na página inicial uma enorme “linguiça” de todos os artigos, na íntegra. Este modelo é antigo e já não é usado desta forma, use a semântica para organizar sua home. Defina muito bem os conceitos das cores, sempre associando com sua logomarca. De preferência, se você não tem conhecimentos técnicos para implantar um sistema de publicação, peça orientação de profissionais ou contrate seus serviços. Um layout responsivo valoriza seu conteúdo, lembre-se disso.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.