Desenvolvimento

Introdução resumida sobre o Framework .NET – Parte 2/2

0 665
Como prometido, posto aqui a segunda parte da introdução que desenvolvi sobre o Framework .NET com foco no grupo de estudo. Começo com as novidades da versão 3.5 e do SP1, logo em seguida. No final uma rápida explicação sobre WPF, WCF, WF, ASP.NET e as bibliotecas como um geral. E essa a subdivisão que a Microsoft coloca sobre a estrutura .NET. As informações sobre as novidades da versão são um pouco massante, mas é importante termos conhecimento do que mudou.



Veja aqui a primeira parte desse resumo.

Atualização 3.5, novidades

NET Framework 3.5 é criado de forma incremental com base nos novos recursos adicionados ao .NET Framework 3.0. Por exemplo, conjuntos de recursos no Windows Workflow Foundation (WF), Windows Communication Foundation (WCF), Windows Presentation Foundation (WPF) e Windows CardSpace. Além disso, o .NET Framework 3.5 contém muitos novos recursos em várias áreas de tecnologia, que foram adicionadas como novos assemblies para evitar alterações com rupturas. Entre eles, estão:

Profunda integração entre LINQ (consulta integrada à linguagem) e reconhecimento de dados. Esse novo recurso permitirá que você elabore código em linguagens habilitadas para LINQ para filtrar, enumerar e criar projeções de vários tipos de dados dados SQL, coleções, XML e DataSets, usando a mesma sintaxe.

O ASP.NET AJAX permite que você crie experiências na Web mais eficientes, mais interativas e altamente personalizadas, que funcionam em todos os navegadores mais populares.

Novo suporte para protocolo Web com o fim de criar serviços WCF, inclusive AJAX, JSON, REST, POX, RSS, ATOM e vários novos padrões WS-*.

Suporte completo para ferramentas no Visual Studio 2008 para WF, WCF e WPF, inclusive a nova tecnologia de serviços habilitada para fluxo de trabalho.

Novas classes na BCL (biblioteca de classes básicas) do .NET Framework 3.5 que atendem muitas solicitações comuns dos usuários.

Atualização 3.5 SP1, novidades

O ASP.NET Dynamic Data fornece uma sofisticada estrutura de proteção, que permite o desenvolvimento rápido direcionado por dados sem a criação de código e uma nova adição ao ASP.NET AJAX, que oferece suporte ao gerenciamento do histórico do navegador (suporte ao botão Voltar). Para obter mais informações, consulte What’s New in ASP.NET and Web Development (em inglês).

Aprimoramentos importantes do tempo de execução de linguagens comuns que incluem um layout melhor de imagens nativas do .NET Framework, recusa de verificação de nomes fortes para assemblies totalmente confiáveis, desempenho de inicialização de aplicativos aprimorado, código com geração superior que aprimora o tempo de execução de aplicativos ponta a ponta e opção de código gerenciado para execução no modo ASLR (Address Space Layout Randomization), se houver suporte do sistema operacional. Além disso, aplicativos gerenciados que são abertos a partir de compartilhamentos de rede têm o mesmo comportamento que aplicativos nativos por meio da execução com confiança total.

Aprimoramentos de desempenho do Windows Presentation Foundation, incluindo um tempo de inicialização mais rápido e o desempenho aprimorado de efeitos de bitmap. A funcionalidade adicional do WPF inclui suporte aprimorado para aplicativos de linha de negócios, suporte à tela inicial nativa, suporte ao sombreador de pixel DirectX e o novo controle WebBrowser.

Os fornecedores de aplicativos ClickOnce podem decidir recusar assinaturas e hash, conforme apropriado para seus cenários, os desenvolvedores podem instalar programaticamente aplicativos ClickOnce que exibem uma marca personalizada e as caixas de diálogo de erros do ClickOnce dão suporte a links para sites de suporte específicos de aplicativos na Web.

O Entity Framework é uma evolução do pacote de tecnologias de acesso a dados ADO.NET existente. O Entity Framework permite aos desenvolvedores programar em bancos de dados relacionais em termos de modelos de domínio específicos de aplicativos, em vez dos modelos de dados subjacentes. Para obter mais informações, consulte Getting Started with the Entity Framework (em inglês). O Entity Framework apresenta alguns recursos adicionais, incluindo o suporte para novos tipos do SQL Server 2008, serialização gráfica padrão de entidades e o Entity Data Source. Com esta versão, o Entity Framework dá suporte aos novos recursos de fluxo de arquivos e datas no SQL Server 2008. O trabalho de serialização gráfica ajuda os desenvolvedores que desejam criar serviços do Windows Communication Foundation (WCF) que modelam gráficos completos como contratos de dados. O Entity Data Source fornece uma experiência de fonte de dados tradicional para criadores de aplicativos do ASP.NET que desejam trabalhar com o Entity Framework.

O LINQ para SQL inclui um novo suporte para os novos recursos de fluxo de arquivos e datas no SQL Server 2008.

O ADO.NET Data Services Framework consiste em uma combinação de padrões e bibliotecas que permite que os dados sejam expostos como um serviço de dados flexível baseado em REST (Representational State Transfer) e que pode ser utilizado por clientes Web em uma rede corporativa ou pela Internet. O ADO.NET Data Services Framework executa a criação de serviços de dados com qualquer fonte de dados. Um modelo de exibição conceitual do esquema de armazenamento subjacente pode ser exposto facilmente por meio da sofisticada integração com o ADO.NET Entity Framework. Os serviços criados usando o ADO.NET Data Services Framework, assim como os serviços do Windows Live (dev.live.com) compatíveis, podem ser acessados facilmente em qualquer plataforma. Para aplicativos cliente em execução em plataformas Microsoft, é fornecido um conjunto de bibliotecas de cliente, a fim de simplificar a interação com serviços de dados. Por exemplo, clientes baseados no .NET Framework podem usar o LINQ para consultar serviços de dados e uma camada de objetos simples do .NET Framework para atualizar dados no serviço.

Agora, o Windows Communication Foundation torna o DataContract Serializer mais fácil de usar através do suporte de interoperabilidade avançado, aprimorando a experiência de depuração em cenários de confiança parcial e estendendo o suporte ao protocolo de agregação para uso mais amplo em aplicativos Web 2.0.

O Provedor de Dados .NET Framework para SQL Server (SqlClient) adiciona um novo suporte para recursos de fluxo de arquivos e colunas esparsas no SQL Server 2008.

O .NET Framework inclui um Amplo conjunto de bibliotecas:

Windows Communication Foundation

Nova linhagem de infra-estrutura para comunicação criada a partir dos Web services. O conjunto de aplicativos das tecnologias .NET para criação e execução de sistemas conectados unifica uma ampla gama de recursos de sistemas distribuídos em uma arquitetura componível e extensível para oferecer um sistema de mensagens seguro, confiável e transacionado, além da interoperabilidade.

Windows Presentation Foundation

Tecnologia da Microsoft para a criação de aplicativos e experiências de alta fidelidade no Windows Vista, reunindo interfaces do usuário dos aplicativos, documentos e conteúdos de mídia, ao mesmo tempo em que explora toda a capacidade do computador. Veja laboratórios práticos, exemplos e muito mais.

Windows Workflow Foundation

Novo modelo, mecanismo e ferramentas de programação da Microsoft para o desenvolvimento rápido de aplicativos habilitados para fluxo de trabalho no Windows. O Windows Workflow Foundation inclui suporte a fluxos de trabalho do sistema e humano em uma ampla gama de cenários.

ASP.NET

Para aplicativos baseados na Web interativos e de alto desempenho;

Bibliotecas (outras)

Para lidar com XML, dados, E/S, criptografia, conversão de texto e muito mais.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.