Comportamento

Honre e serás honrado

0 181

HonraTenho muitos defeitos, o que mais afeta aqui no blog é o fato de tentar criar posts bem elaborados e tratadinhos. As vezes é necessário, mas preciso realizar mais atualizações por aqui. Acabo não conseguindo justamente pela falta de tempo. Perdoem-me o tempo sem posts, confesso, errei! 😀 O pior (melhor) é a cobrança…

Precisamos ser humildes e confessar nossos erros, fiz minha parte. Tenho vivido um tempo de algumas mudanças em meu comportamento por motivos pessoais e por necessidade. Aprendi muitos conceitos comportamentais que tem me ajudado muito a observar alguns detalhes daqueles que estão a minha volta, mas principalmente sobre mim mesmo.

A troca de informações é constante entre indivíduos, e é justamente isso que nos leva a crescer -ou diminuir- em nossas áreas. Nos leva também a conhecer com mais detalhes as pessoas que estão ao nosso redor. Quando conhecemos uma pessoa, consideramos apenas seus atos iniciais e criamos um conceito desse indivíduo que não é de fácil transformação. Isso nos conduz a reconhecer as pessoas pelas suas ações -reconhecer no sentido de valorizar- ou desprezar de forma inconsciente, então permanecer em um estado de defensiva. Essa é a base de todo relacionamento. Mas, falando apenas em reconhecimento… Quando valorizamos qualquer ato de uma pessoa (reconhecimento) devemos ter o costume de fazer com que esse conceito -as vezes até mesmo sentimento- deixe de ser apenas um conceito de nosso interior e passe a ser verbalizado. A coisa toda parece ser muito teórica, não é mesmo? E é! Afinal, precisamos para de olhar para o próprio umbigo. Vamos ser mais práticos.

Honre quem mereça ser honrado. A honra gera mais honra. Uma maneira popular de se falar: “seja gente boa e elogie as pessoas”. Você já elogiou alguém hoje? Já honrou uma pessoa dizendo o quanto ela é importante? Hoje você já foi humilde o suficiente para reconhecer seus erros e valorizar os acertos de quem está ao seu lado? Por acaso já comprou uma lembrança para sua namorada apenas para lembrá-la que é muito especial? Há, isso é fácil! Mas e para um colega? Já fez isso hoje? Lembre-se e será lembrado, verbalize.

honra_1Quando paramos o que estamos fazendo para tirar alguém de sua rotina e levar uma palavra de honra, é então gerada uma transformação dos conceitos que essa pessoa tem por nós. Mas isso é apenas uma conseqüência. O que vale mesmo é elevar o nível de satisfação de viver de um indivíduo. O ato de verbalizar algo positivo que temos sobre uma pessoa -por incrível que pareça- gera mais satisfação em nós do que nela mesma. Já parou para pensar que se você não se importar, ninguém mais poderá fazer? Ninguém! Somente você, pense dessa forma! Não sabemos o que um colega está pensado ou o que está planejando fazer, o fato é que nunca devemos perder as oportunidades de honrar. Você pode salvar uma vida.

O egoísmo natural humano é devastador, misturado com uma pitada de orgulho, transforma qualquer “bonzinho” num verdadeiro monstro. Leve isso com você! Pregue a frase no seu espelho, para assim, quando olhar a sua própria imagem consiga se perguntar: O que tenho feito? Dê aquele “tapinha” na cara dizendo: “acorda!”.

O que tenho aprendido é que o egoísmo e o orgulho são coisas que podemos controlar, é um ato de decisão! Pratique! Sucesso para você! Honre e serás honrado.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.