Desenvolvimento

EXI – Compressão XML

0 238

Sabemos que XML tem sido solução para qualquer tipo de situação hoje em dia tanto para web como para aplicações desktop, e principalmente para integração multi-plataforma. Seu uso quase que virou uma obrigação, e por causa de suas marcações personalizadas dentro de um padrão já estabelecido, tem-se usado em qualquer tipo de aplicação.

Agora o XML Work Group da W3C desenvolveu uma técnica de compressão dos arquivos XML. Não se preocupem que nada vai mudar e nenhum padrão novo está sendo estabelecido. Confesso que quando comecei a ler fiquei um pouco preocupado, mas logo vi que são recursos para ajudar os desenvolvedores e usuários finais, afinal, nada como uma página mais ágil.

Por causa de seu crescimento natural, temos visto aplicações gerarem enormes documentos XML, e o tempo do analisador (parser, XML DOM por exemplo) nessa leitura é muito grande, gerando insatisfação por parte dos usuários, e olha que estamos falando de aplicações comuns, como um site, um software, e para os dispositivos móveis? nem da pra imaginar. Com base nesse problema (principal), chegou a uma solução prática, sua compressão (a primeira publicação oficial do EXI -Efficient XML Interchange- foi em fevereiro de 2007).

Funciona da seguinte maneira, o objetivo do EXI é codificar o XML usando técnicas de compressão tendo no final um formato mais compacto, não “gastando” muito processamento na leitura. No ponto de visa de aplicações, o compartilhamento (ou leitura) de EXI é exatamente como em XML, exceto que ao invés de usar um analisador XML, usa-se então um analisador EXI, tipo um EXI DOM.

Ainda está em projeto, principalmente no que diz respeito na leitura desse formato. Logo no final alguns links incluindo o framework de testes. Segundo a XML Work Group, em dezembro de 2007 será publicada algumas novidades e informações mais concretas sobre a tecnologia.

Acompanhando essa tendência, estarei publicando aqui um tutorial XML Básico passo a passo com as definições e padrões recomendados pela W3C.

Alguns link externos:
Publicação EXI na W3C Q&A Weblog
EXI Work Group
XML Work Group
EXI – Framework de testes W3C

Abração!
Daniel Accorsi

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.