Comportamento, Organização

E começa 2010! Prepare-se!

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Ano indo, ano chegando e as promessas nem sempre são cumpridas. Eu mesmo, em janeiro de 2009, fiz uma pequena lista de atividades e projetos a serem realizados. Confesso que algumas não deram certo, nem chegaram a ser iniciadas. Esse final de semana tentei entender o que se passa: porque não as executei? Será por falta de força de vontade? Também! Mas o que me levou a uma “paz” na solução do meu problema, tem um nome: foco! Perdemos o foco na medida em que o ano passa.

Você também fez uma lista de atividades ano passado? E o que não conseguiu realizar? Analisou o motivo? Faça isso por alguns minutos e verá que seus interesses simplesmente foram afetados no meio do ano. Ou talvez porque houve uma drástica mudança em algum momento, que o levou a transformar sua rotina. Uma coisa é certa, independente do motivo, você simplesmente perdeu o foco. Quando isso acontece, precisamos estar conscientes do que planejamos lá atrás, no começo do ano.


* screenshot via google imagens (exemplo do Microsoft Project

Muitas vezes a nossa lista é feita e esquecida. Esquecida no sentido de consultá-la frequentemente, ou seja, saber o que já foi feito, o que já começou e quanto falta para acabar. Se você é sistemático como eu, não faça sua lista uma “simples lista”, faça-a num formato de cronograma, uma dica é usar o Microsoft Project. Coloque prioridades e tempo de execução, é um pouco chatinho no começo, mas você se acostuma e verá que foi muito melhor desta forma.

Vai ler um livro? Dois? Três? Coloque no cronograma. Mas use o bom senso! Nesse caso analise sua real rotina de leitura. Tem algo a longo prazo? Inicie esse ano e termine no próximo, mas coloque no cronograma. Uma dica legal é realizar sub-atividades, desfragmentando em sub-tarefas para completar seu objetivo. Ah, por favor, não estou dizendo que os capítulos de um livro são sub-tarefas, seria um tanto estranho e sistemático demais administrar esse cronograma.

Exemplo:

1. Dedicar mais tempo em trabalhos sociais (15/01/2010 30/11/2010)
1.1. Visita em hospitais (15/01/2010 a 31/03/2010)
1.1.1. Hospital X (15/01/2010 a 31/01/2010)
1.1.2. Hospital Y (01/02/2010 a 28/02/2010)
1.1.3. Hospital Z (01/03/2010 a 31/03/2010)
1.2. Trabalhar com inclusão digital (01/04/2010 a 31/05/2010)
1.2.1. Montar projeto (período)
1.2.2. Recrutar voluntários (período)
1.2.3. Entrevistas com candidatos (período)
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(assim vai até completar o ano para a atividade 1)

2. Ler livros (período da sua escolha)
2.1. Livro X (período)
2.2. Livro Y (período)

3. Emagrecer (esse é padrão 🙂 )

Ao invés de criar um simples item “Dedicar mais tempo em trabalhos sociais“, desfragmente, para sua própria organização. Isso também serve como ferramenta para auto-motivação. Se você tornar tudo isso muito sério, tenho certeza que não irá falhar. Lembrando que o cronograma pode ser ajustado durante o ano, com cautela.

Aproveite essas duas primeiras semanas do ano para se dedicar na organização pessoal. Uma idéia bem legal é você fazer planejamentos financeiros, colocando metas e até mesmo aquisições, verá que poderá se sair muito bem. O modelo apresentado parecer um tanto complexo e louco de ser criado, e mais louco ainda de ser seguido. Mas vai descobrir que não precisamos de 35 horas no dia para conseguir cumprir com nossas responsabilidades, 24 horas são o suficiente, basta se organizar, modele seu tempo!

Enfim, faça de 2010 um ano mais produtivo. Desejo a você um Ano de muita Paz e Crescimento!

Ah, e não se esqueça de colar sua lista na parede de seu quarto, no espelho do banheiro, na porta do guarda-roupa e se possível importe tudo para um software que o lembre de tudo ;).

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

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