Desenvolvimento, Web

Div x Table

3 340

Já me deparei com algumas dúvidas de designers e programadores referente ao novo método de desenvolvimento (layout etc) utilizando CSS. Uma questão muito bem discutida é a dúvida entre Div x TABLE, afinal, quando usar?

Há aqueles que acabam de aprender sobre webstandards e transformam 100% de seus sites para a nova tendência. Parece um “robozinho” transformando tudo que aparece com table para div. Não é bem assim. Deixa eu tentar explicar:

Quando dizemos que tableless veio para revolucionar, dizemos a verdade…mas o não podemos confundir ESTRUTURA com DADOS. Aprendemos até hoje a estruturação em forma de tabelas (uma dentro da outra), ou seja, criamos nosso layout dessa maneira. Usamos tableless (DIV´s) para substituir essa metodologia de estruturação, e fazemos então tudo voltado a DIV´s, mas estamos falando de ESTRUTURA, ou LAYOUT.

Agora falando dos DADOS, vamos fazer uma consulta no banco de dados e trazer ao usuário, ele precisa ver isso, como fazemos uma tabela organizada e visulmente funcional? TABLES, isso mesmo. Não vamos ser bitolados, a tag table não é para ser extinta, nem tem o porque, com ela criamos relatórios, formulários, exibimos dados de forma organizada, entre outras funcionalidades. O que podemos fazer é transformar essa tabela (CSS) para o nosso gosto.

Acredito que de forma rápida podemos entender quando usar uma div, ou uma tabela…mas isso não morre aí, pois estamos falando apenas de estrutura e dados. Em Div trabalhamos 1001 possibilidades, mas isso é coisa pra outro post.

Abração!
Daniel Accorsi.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.