Comunicação

Cozinhe seu conteúdo

1 28

Antes de publicar um artigo, cozinhe[bb] por alguns dias.

Essa é uma das dicas (sabe aqueles famosos 10 passos para tudo?) de um blogueiro. Um post bem escrito é crucial para o sucesso do blog. Estou me referindo a blogs, mas pode ser aplicável em qualquer tipo de conteúdo. Particularmente evito reescrever sobre assuntos já detalhados em outros blogs. Muitos acabam caindo num enorme erro, tentar competir com um post muito bem escrito, e por fim, acabam se frustrando.

(Aos blogueiros, gostaria apenas de fazer um parêntese sobre essa “competição”. Leve uma regrinha com você: Não há competição, HÁ informação! Um blog nunca deve ser concorrente de outro, ambos oferecem informação, apenas de um ponto de vista diferente.)

Cozinhar um texto é exatamente deixa-lo em espera após ter concluído. A tentação de publicá-lo é grande, sempre desejamos conhecer o retorno do público. Resista! Após a conclusão deixe em modo draft e abra no dia seguinte, releia e verá que existem inúmeras correções, incluindo outros pontos a adicionar. Salve e ainda resista, não publique.

Deixe passar mais um dia, releia e ainda terá mais alguns ajustes, poucos, mas terão.

Confesso que, no início, elaborando meus textos eu ficava completamente perdido ao voltar à leitura. Muitas vezes não entendia o que eu mesmo tinha escrito! Isso é muito natural, afinal, temos o desejo de escrever, sabemos o que está em nossa mente, mas não conseguimos extrair a informação. Não desista!

Com o tempo sua escrita será naturalmente perfeita e “publicável”. Não ignore essa dica, você receberá muitos elogios.

Aproveitando, indico um complemento para o Firefox chamado ScribeFire, ajuda bastante nesses momentos de “bloco de notas”. Ele conecta em seu WordPress (ou outros) e publica diretamente. Sempre salvo em draft e concluo no próprio adm do blog. Tem uma opção de notes, que serve como um “pré-post”.

Se você deseja profissionalizar seu blog, faça um curso prático de escrita[bb], ou treine bastante. Uma boa fórmula inicial é escrever qualquer artigo e entregar para um profissional corrigir (sempre conhecemos algum 🙂 ), analise os erros apontados e reescreva da forma correta.

Estou tomando cuidado para não me estender em meus posts, então, qualquer dica interessante faço um novo ou um update nesse.

Até o próximo erro gramatical…

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.