Desenvolvimento, Web

Browsers – W3C HTML Working Group discute versões

0 33

Algo interessante aconteceu ao completar 1 ano do HTML WG (W3C), que ocorreu em 7 de Março de 2008. Nessa mesma época houve vários “lançamentos” das novas versões dos browsers, seja beta ou versão final, confira:IE8 beta 1 – foi lançado no mesmo dia, 7 de Março de 2008
Firefox 3 beta 4 – 10 de Março de 2008 (o beta 5 vai ser finalizado dia 18)
WebKit da Apple só tem crescido, diariamente sendo construído
Opera 9.26 – Final foi anunciado em 20 de Fevereiro de 2008

Qual é a singularidade entre todos esses browsers, ou versões?

Muitos de seus desenvolvedores fazem parte do HTML WG e fizeram esses lançamentos com pequenas rotinas de renderização do HTML 5. Claro que estamos falando de versões beta. É um avanço para a web, pois vai ajudar -e muito- o descobrimento de algumas dificuldades ou particularidades na etapa de desenvolvimento por parte dos web developers, detectar discrepâncias e principalmente iniciar um contexto comum para os desenvolvedores. Seguindo esse raciocínio, é muito importante nós, como desenvolvedores baixarmos essas atualizações e colocarmos a mão na massa.

Anne van Kesteren da Opera postou recentemente um artigo sobre o IE8. O mesmo quase passou no teste da Acid2 e que houveram vários melhoramentos no suporte ao CSS, mas que ainda faltam alguns ajustes específicos a serem trabalhados. Um dos tópicos foi sobre ARIA, um mecanismo para melhorar a acessibilidade das aplicações web, especialmente os de conteúdo dinâmico. Ponto importantíssimo, leitura recomendada. Mas gerou certa “movimentação”. Sobre esse ponto destacado por Anne, houve uma discussão interessante via mailling entre os desenvolvedores membros do WG, então Simon Pieters (Opera) decidiu iniciar publicamente um pequeno debate sobre o assunto.

Como dito, Simons Pieters (Opera) abriu uma discussão pública sobre o assunto, houve uma interação muito interessante entre eles. Chris Wilson (Microsoft) comentou que Anne não foi clara na afirmação, mas agradeceu pela colocação, e mais, estaria colocando um desenvolvedor para estudar o problema. Em resposta, Anne foi “mais clara”, faço questão de postar o original aqui:

Anne van Kesteren:

In IE8 you can do
element.ariaDisabled = true
This is not possible in any other browser. In other browsers you are required to do
element.setAttribute(“aria-disabled”, “true”)

Finalizando, Chris Wilson (Microsoft) respondeu: Agora está claro!

Reparem no que Anne comentou: uma implementação particular do IE8, ou seja, não há em nenhum outro browser. Enquanto “esses outros” permaneceram num padrão estabelecido. Caro leitor, já assistimos esse filme, não?

No desenvolvimento web nada é perfeito, esses feedbacks são comuns entre eles. Há muita informação pública e podemos ter conhecimento da maioria dos acontecimentos. É interessante esse contexto, vemos que a coisa pode estar realmente sendo levado a sério. Concluímos que as discussões apresentadas em sites e blogs do mundo todo são com toda certeza discutidas oficialmente entre os membros do HTML Working Group.

Fonte: W3C

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.