Comunicação, Web

Blogueiros – formadores de opinião

4 289

Eu já estava com a intenção de escrever sobre isso, agora com toda essa revolução na blogosfera, blogueiros sendo destacados, Campus Party rolando (cada um fazendo sua cobertura da maneira que acha melhor), opiniões sendo formadas a cada post…tudo isso nos envolve num contexto completamente diferente de alguns anos atrás. Os formadores de opinião, antes elitizados em seu mundinho, intocáveis e irrepreensíveis agora estão em completa decadência desesperadora.

O que me motivou de uma vez por todas escrever sobre o assunto, foi (novamente citando ele) o post do Manoel Netto (Tecnocracia) referente a uma gafe da mídia. Parabéns Netto!

Antigamente os blogs eram conhecidos por serem meros “companheiros” dos adolescentes, não passava de um diário virtual, e particularmente, nunca me chamou a atenção. Hoje o conceito foi completamente transformado. Os blogs corporativos também foram surgindo.

Acontece que, atualmente a força de opinião dos blogs está tão forte que os internautas confiam mais neles do que na própria mídia em si, principalmente pela sinceridade e originalidade, sendo fonte de pesquisas e trabalhos. Se fizermos uma pesquisa no Google, pelo menos 80% dos resultados das primeiras páginas são de blogs, coincidência? Não! Nós informamos a verdade, por prazer!

Outra, a “coisa” está muito mais pessoal (humanizada) do que antes, ou seja, hoje os blogs estão sendo conhecidos por seus editores e não somente por ser um “blog famoso”. Um novo contexto está sendo formado, uma nova comunidade virtual. Empresas estão sendo formadas originadas de uma idéia virtual, pessoas largam seus empregos para garantir uma rentabilidade maior na rede. A pessoa em si está sendo valorizada, não é a toa que meu slogan aqui é sobre o networking, é a chave (está faltando colocar esse título aí em cima 😉 )

A mídia tradicional está em desespero e começa a apelar. Não é difícil encontrar as distorções.

Até a próxima gafe!

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.