Comunicação, Corporativo, Web

Atualize seus clientes!

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Cliente 2.0Como reclamamos tanto de nossa cultura! Que ainda não entende os novos conceitos da web e o que ela tem a oferecer. Reclamamos que os usuários ainda não são colaborativos, como gostaríamos que participassem! Como conseqüência os blogs ficam vazios de participações. Sempre argumentamos sobre os profissionais que ainda não se preocupam em atualizar-se para acompanhar as tendências e finalmente acabar com a guerra dos browsers (em partes). Talvez não estejamos pensando que essa luta deve partir de nós mesmos, a iniciativa de transformação ou evangelização desse público. O fato é que somente nós sabemos sobre essa verdade, como ela realmente funciona e seus benéficos. Pode até parecer brincadeira, mas é como a Matrix: estão dormindo e nem imaginam o que realmente está acontecendo. Vamos ser um pouco fisioterapeutas e ajudá-los a mexer seus dedinhos. Vamos ser um pouco psicólogos e levá-los a um caminho melhor.

Começando

Em primeiro lugar devemos evangelizar quem está ao nosso redor, é um bom treinamento. Os maiores desafios são nossos familiares, muitas vezes não dão muita bola. Precisamos conseguir pelo menos passar o recado. Já tentou explicar o significado de um blog hoje em dia? Como as vezes é complicado!

Afinal, do que estamos falando? Está perdido? Já disse! De tudo o que envolve as novas tendências e serviços da web, principalmente sobre as redes sociais; e é aí que devemos focar nosso empenho em levar mais pessoas a ter conhecimento. Precisa-se fazer uma reciclagem na inclusão digital. Interessante isso, não? Os iniciados deveriam já começar entendendo esses conceitos e principalmente com a cultura de colaborar.

Antes de falarmos sobre o tópico em si (é, ainda não comecei), gostaria de reafirmar como podemos levar esse conhecimento: em primeiro lugar as pessoas que estão ao nosso lado, digo no dia a dia mesmo. Intensifique seus argumentos e leve-os a exemplos práticos. Você precisa estar preparado para enfrentar os argumentos de seus clientes. Nessa parte, tudo não passa de um grande e exaustivo exercício, pense dessa forma.

Faça assim, treine com um colega. Chame-o e proponha um processo de aprendizagem. O objetivo é você criar argumentos fortes e descobrir uma forma de expor suas idéias. Ter uma base sólida para suas explicações é fundamental, pois tudo na web é conceitual. Usar um serviço on-line é fácil, explicar o que é e porque  está usando se torna muito difícil. Faça uma relação das principais redes sociais, classifique-as e pontue seus diferenciais. Responda rápido: O que é o Twitter?

Se você não deseja ser um grande profissional da área, por favor, não continue lendo, vai perder seu tempo.

A parte 2 sai amanhã mesmo.

A parte dois já está disponível aqui.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

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