Comunicação, Corporativo, Web

Atualize seus clientes! Parte 2

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Cliente 2.0Se ainda não viu a parte 1, leia aqui.

O cliente

Agora que você está capacitado e armado contra qualquer tipo de argumento, precisa convencer seus clientes a pensar como você, afinal, sabemos o que estamos dizendo (não sabemos?). Seu cliente precisa ter um raciocínio 2.0 referente à web. Uma dica, não tente logo de cara mostrar algo prático, explique antes. Explique porque afinal de contas está tentando convencê-lo disso tudo. Não se esqueça que pra ele pode ser tudo “muito complicado”. Prove que, com a execução de um plano como esse, ele vai chegar a um lugar muito mais alto em seu projeto. Procure fazer mais ou menos dessa forma, caso contrário seu cliente, além de não entender nada, vai criar uma eterna barreira, acredite. Isso porque os conceitos da web 2.0, incluindo mídias sociais e coisas do gênero são tão importantes quanto os próprios serviços oferecidos na web.

A verdade é que você precisa chegar ao ponto de convencê-lo a atualizar seu projeto, seja ainda em fase de desenvolvimento ou que já esteja na web. O importante é conduzi-lo ao conhecimento, o resto fica mais fácil. Mostre confiança! Não tente ser uma pessoa com tentativas grotescas para aplicar algumas idéias pessoais.  Ele vai perceber que está fazendo isso e logo você perderá sua credibilidade.


Aos exemplos

Twiiter - Rede SocialDepois de tudo explicado, chegou a maravilhosa hora de mostrar os exemplos, na prática. Um bom argumento para seu cliente é mostrar a ele que já está usando os serviços de “rede social”, sem mesmo saber. Entre no Orkut, mostre e explique. Com certeza vai ficar tudo mais claro. Não se esqueça do Flickr e do Twitter, mas esses são menos conhecidos por esse público. O Orkut é mais fácil pois virou uma rede social muito comum, mesmo que ele não tenha uma conta, já vai conseguir abrir um pouco sua visão.

Nem tudo é mil maravilhas. Se você for rápido demais, seu cliente vai ficar perdidinho, igual cego em tiroteio. Vá com calma e tenha muita paciência, muita mesmo. Devemos ter consciência de que cada caso é um caso. Uns aprendem com mais facilidade, outros são mais cabeça dura… E assim vai. Não perca o Flickr Logofoco, você está lá porque ele precisa de seus serviços, algo precisa ser realizado da forma correta, ele está confiando em você. Crie um vínculo de amizade com seu cliente, isso vai contribuir bastante! Claro, quando possível.

Fechando

Atualize seus clientes! No final das contas ele vai agradecer, e muito! Vai agradecer pelo grande retorno em seus negócios através dos recursos implementados e que nem imaginava existir. Estamos aqui pra isso. E afinal, o que você ganha além do “tutu” da venda? Reconhecimento e mais clientes. Tem melhor exemplo sobre o Sucesso? Reconhecimento! Prepare-se.

Espero que este texto tenha lhe inspirado a tomar algumas atitudes mais práticas sobre aquilo que acredita e que julga ser correto. Nossa querida web tem sofrido muitas mudanças, e o que você tem feito sobre isso?

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

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