Comportamento, Destaque, Organização

7 Maneiras de parar de procrastinar no trabalho

1 1267

Talvez a procrastinação não seja um fator decisório para o fracasso de um projeto, mas é certeza que se existe procrastinação, existe má administração do tempo e um planejamento bem medíocre dentro de rotina do profissional.

Segundo um artigo do Hongkiat.com, foi colocado 7 maneiras práticas para pararmos de procrastinar em nosso ambiente de trabalho.

1 – Técnica Pomodoro

Pomodoro

Por meio de pesquisa, foi revelado que o cérebro humano tende a perder o interesse no trabalho quando exposto a uma atividade em um longo período de tempo. Isso é natural e envolve todas as áreas profissionais. Isso ocorre porque somos movidos por recompensas, e se não trabalhamos motivados, perdemos o interesse rapidamente.

Em jogos por exemplo, porquê ficamos tanto tempo em um mesmo ambiente? O desafio no impulsiona a este lugar. Porém o mais importante é a sensação de ser premiado após poucos minutos de jogo, quando passamos de fase ou subimos um nível.

A vida também é dessa forma! Vamos utilizar esta mesma técnica para garantirmos nosso sucesso pessoal. A técnica Pomodoro nos mostra justamente este conceito: através de curtos períodos de tempo de trabalho precisamos nos autopremiar com um curto intervalo de pausa. Existem aplicativos para este fim, geralmente controlado em tempos de 25min ou 30min.

2 – Manter sempre em mente os efeitos da procrastinação

Pensando

Outra maneira de evitar a procrastinação é entender de fato seus efeitos. E não somente isso, manter sempre em mente o que isso pode causar em nosso dia-a-dia. Sabemos que procrastinar pode levar a uma perda de posição, perda financeira, perda de oportunidades, cair no erro em deixar projetos inacabados, enfim, podemos encontrar grandes consequências para o procrastinador. Mantenha isso sempre em mente.

Se permanecer com essa ampla visão sobre as causas e consequências, vai facilitar a tomada de decisões imediatas na solução de problemas e realização de tarefas. Você pode também definir pequenas metas diárias para que consiga cumpri-las naturalmente, ao invés de criar grandes esboços e agrupar tudo em grandes “to-do lists” (listas do que fazer).

3 – Aproveite o prazer das conquistas

Vitória

Responda: não é bom quando temos aquela sensação de missão cumprida sobre alguma atividade ou até mesmo sobre algum projeto pendente? Pois bem! Você precisa usufruir deste momento como uma recompensa e como um momento de refletir sobre os prazeres de fechar as atividades (quando você consegue fechá-las). Se o “deixar para depois” gera grande insatisfação pessoal, por outro lado, conseguir resolver tudo isso no momento “agora” nos leva uma satisfação que nos impulsiona a novos momentos assim.

Ver as tarefas sendo “riscadas” em nossos blocos é maravilhoso! Use esse momento como uma arma contra vocês mesmo. Existem algumas ferramentas que podem ajudar na categorização das tarefas e também como administrá-las, exemplo o Wunderlist. Algumas delas também em versões mobile, para ajudar você a nunca perder o foco.

4 – Faça enquanto é pequeno

Atividades

O que leva também à procrastinação é manter todo o foco em atividades maiores e deixar aquelas tarefas menores para mais tarde. Estas pequenas tarefas se acumulam e acabam virando grandes em algum momento. Amplamente falando e salvo as questões específicas, estas pequenas atividades que deveriam ter sido resolvidos primeiro, justamente por serem pequenas e rápidas. Ou até mesmo dividir entre pequenas e grandes dentro de um espaço de tempo.

Infelizmente estas são esquecidas principalmente pelo fato de “serem muito pequenas” e que “podem ser feitas depois”, dentro do prazo. Isso é uma mentira de nossa mente e você nunca deverá deixar de lado para lembrar depois! Saiba que dificilmente voltará a realizar esta atividade dentro do prazo que você imaginava.

5 – Não trabalhe até se sentir esgotado

Cansado

É certo dizer que a psicologia humana afirma que se você não tem nada pendente na cabeça, sua mente tende a sair do curso. Em outras palavras você pode se distrair facilmente quando está cansado. A ideia aqui é você não chegar a este ponto, mas conseguir realizar suas pausas antes do momento de estresse ao realizar várias tarefas.

Em momentos específicos, vá tomar um cafezinho ou ouvir uma música, ler um jornal, ou até mesmo jogar um game. Tudo isso para revitalizar sua “barra de energia”. Se você deixar sua “barra” chegar ao nível esgotado, com toda certeza via perder o foco de suas atribuições.

6 – Use o Poder da Motivação

Motivação

Muitas vezes os funcionários se esquecem de suas atividades básicas dentro de uma empresa, e isso poderá leva-lo à procrastinação. Saiba que você tem um papel dentro da empresa e seu trabalho tem um propósito específico. Essa é a base de você estar onde está. Se conseguir reinventar a maneira como executa suas tarefas, então está tomando as medidas certas para fortalecer-se.

Se está difícil levantar-se pela manhã e ir trabalhar, reflita! Há algo errado! Se você não consegue se auto motivar, pense se não é hora de avaliar seu cargo ou a empresa onde está. A certeza é que, se está difícil até mesmo de começar algo, a procrastinação é uma consequência.

7 – Fuja das Tentações

Tentação

As tentações são obstáculos reais. Cada uma tem sua lista de tentações a vencer diariamente: TV, telefone, computador, internet, Facebook, jogo, mensagem, chats, enfim, a lista não é pequena das coisas que podem nos tirar a atenção a cada minuto.

Você precisa optar por não cair nestes erros e seguir em frente no foco. Pense que estas atividades serão como uma recompensa compensadora de todo os esforço SE você tiver força de vontade. Se for preciso, isole-se por alguns momentos, fique off-line… Use suas ferramentas.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.