Comportamento, Vídeo da Semana

Vídeo da semana – Selvageria em forma de gente

1 275

Você já deve ter assistido esse vídeo nas redes sociais, sobre o acidente entre dois caminhões que deixou milhares de pessoas perplexas. Estou postando-o não para curtirmos “algo legal” (de fato não é), mas para alimentar a indignação (pelo menos tentar) de algo que não pode ficar banalizado, como se fosse “normal”: a violência e a indiferença do ser humano na atualidade.

Fico imaginando o que passa pela cabeça de seres tão selvagens ao ponto de ignorar uma pessoa literalmente esmagada no meio das ferragens, aparentemente morta, para, simplesmente, saquear o caminhão. No começo do vídeo alguns alertam sobre a morte do condutor. Aos 27 segundos, depois de um indivíduo jogar o produto furtado em sua camionete, comenta algo assim: “…pegar a vontade lá!“. A partir de 1 min e 16” começa a aparecer o segundo caminhão. Detalhe: a completa indiferença acontecendo ao lado do condutor morto (1′ 44”).

Homem Morto em caminhão sendo saqueado

Esse é o povo brasileiro, que tanto pede por justiça contra um governo corrupto? O povo que “não desiste nunca”? Não seriam imagens de um povo que está mais a favor do egoísmo, da baderna e da anarquia? Sem generalizar, mas cenas como essas provam a verdadeira motivação do brasileiro – nada muda nas manifestações por justiça: lojas saqueadas, patrimônios depredados, muros pichados e muita violência.

Não pense que estamos longe de pessoas como estas, deste vídeo. Quem sabe ainda se nós mesmos não agiríamos de igual maneira, como pequenos selvagens (se é que posso chamar assim), motivados pela situação em que parece fácil levar vantagem. No dia a dia, preservo alguns valores e prefiro continuar acreditando neles. Não vejo diferença em situações “menos graves”, como furar a fila do banco, jogar lixo pela janela do carro, insultar o país, agir com desonestidade, “achar” e não procurar o dono, dentre tantas outras atitudes cotidianas, porém não menos agressivas. Claro que nada disso se compara ao abuso e ao completo desprezo da vida que acabem de assistir. Caráter é caráter. E o mau vem da mesma raiz.

 

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

1 Comentário

Deixe uma resposta

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.