Desenvolvimento, Inovação, Tecnologia

Como inovar? Tecnologia para humanos! [Parte 1]

2 261

Quero trazer aqui uma reflexão sobre a forma como temos tratado a inovação dentro das empresas, e como podemos transformá-la, acompanhando as tendências de mercado e o ritmo da evolução da tecnologia. Para evitar um conteúdo muito extenso, estarei fragmentando em 3 partes: Primeiro uma breve Introdução, a segunda parte quero falar um pouco sobre a Origem do acontecimentos, e a terceira vou trabalhar a Inovação de hoje, para então fechar com uma conclusão.

 Introdução

Interessante começar dizendo que a própria “inovação passou por inovação”. Os princípios básicos para um projeto ser acreditado como transformador para a humanidade sofreram alterações. Podemos dizer que o ciclo mudou. Inovação não pode mais ser considerada como apenas uma invenção por si só, mas vem obrigatoriamente associada a grupos distintos de área de conhecimento. Isso quer dizer que quando falamos em criar, precisamos agregar conhecimento em comportamento humano, psicologia, rotinas, procedimentos, entre outros que podem -e devem- ser agregados ao projeto. Toda essa mudança existe por um motivo bem simples: os sistemas computacionais e tecnologias devem estar focados na intuição humana, ou seja, os seres humanos não podem (nem devem aceitar) se adequarem aos processos sistemáticos. Gostaria de exemplificar que o projeto Intera ocorreu desta maneira, o resultado foi inovador através da tecnologia de ponta e transparente no comportamento diário dos profissionais. Existem alguns fatores que são afetados diretamente quando aplicamos este novo conceito na fabricação de produtos a base da intuição. O treinamento final é um excelente exemplo. O usuário não terá grandes dificuldades para entender o funcionamento, pois como os processos são baseados no comportamento, o nível exigido para aprendizado é reduzido quase que na sua totalidade.

Leia aqui a segunda parte: Como inovar? Tecnologia para humanos! [Parte 2] Origem

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Deixe uma resposta

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.