Comportamento, Corporativo

Não tenha medo de seu superior

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O maior problema de um funcionário, antes mesmo de seu desempenho, é o relacionamento com seu superior, dito “chefe”. Geralmente (disse geralmente) não existe forte contato entre chefe x subordinado, acontece de haver uma certa resistência por parte do subordinado em conseguir se comunicar de forma eficiente e clara, ocasionado por problemas de relacionamento. Veja o que acontece muito, as pernas começam a tremer quando é chamado na sala do chefe, não sabe ao certo o que dizer quando ele pergunta, principalmente quando na frente da equipe. Outro exemplo, o subordinado não fica a vontade quando na presença dele, acarretando num baita problema de comunicação, por mais que o subordinado seja plenamente competente e comunicativo com sua equipe.

No mais “profundo do íntimo” desse subordinado há um medo constante do seu chefe, medo de encontra-lo, medo de conversar, medo de não saber o que fazer se contar uma piada, medo de ser transparente e abrir situações que podem favorecer a empresa etc. Há ma infinidade de atos indesejados pelo subordinado ocasionados pelo medo de encontrar seu superior.

Não precisamos ficar nessa inquietude com nossos superiores, eles desejam que sejamos ousados e que nos posicionemos em situações diversas. Precisamos vencer essa situação e enfrentar (não o chefe) o que está a nossa frente. Se precisamos tomar alguma atitude que favoreça a empresa, faça! então se seu superior lhe chamar em sua sala e questiona-lo de alguma atitude sua, não significa que seja uma bronca, ao contrário, ele quer que você seja claro e explique o que, porque e como fez. Seu superior não tem uma bola de cristal, ele precisa saber e você precisa se comunicar com ele, sem medo. Ele perguntou, responda! com firmeza, você é um profissional e precisa mostrar isso, precisa mostrar quem é, e dizer que você pode: só assim você é visto.

Há uma parceria entre você e seu superior, há uma troca de informações, assim como você espera posicionametos dele, ele também espera de você. O medo afasta esse relacionamento, esfria, e talvez nunca mais volte a esquentar, conseqüentemente não se queixe que seu superior “goste” mais de seu colega de trabalho. Pare e analise seu comportamento. Não estou falando de “puxar o saco”, longe disso, entenda-me: apenas comunique-se, mostre quem você é, mostre que você é uma pessoa de idéias, imponhe-se…não fique no seu canto resmungando o que você não fez, ou o que seu colega fez, faça você a diferença. Seu chefe quer lhe dar as mãos e guia-lo para o sucesso.

Por outro lado, existem aqueles chefes que se colocam numa posição de superioridade, ou até mesmo aqueles que querem “boicotar” seu trabalho para você não ser visto. Nesses casos é um pouco mais complicado, pois não há uma plena cooperação de cima por aquilo que você busca ou tente resolver. Seguindo nesse ambiente, além de se posicionar como já mencionado acima, você deve tomar cuidado com o que fala e como fala, também buscar o momento certo para conversar, mas nunca se deixe intimidar, mostre que apesar de tudo, você continua firme e um integro profissional.

Para finalizar, entenda, seu superior não é um bicho de sete cabeças, independente de como seja. Ele é como você, apenas numa posição diferente.

Qualquer dúvida estamos aí!
Abração,

Daniel Accorsi.

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

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