Inovação, Tecnologia

Internet pela rede elétrica? Powerline!

1 792

Já é possível! Já fazem alguns anos que a Copel tentou iniciar serviços de transmissão de Internet pela rede elétrica desde sua central, servindo também como provedor de acesso. Mas não foi possível pela tecnologia da época. Agora o cenário mudou. A Internet não vem da operadora de energia, mas já podemos transferir dados pela rede elétrica residencial (Powerline). O objetivo é suprir toda casa (ou apartamento) com o sinal de Internet.

A Internet entra normalmente pelo provedor (GVT, NET, etc), a partir daí tudo muda. O kit é composto por um adaptador e um repetidor. O adaptador é ligado por cabo no roteador convencional, então ligado na tomada. A partir desse momento toda a rede elétrica está transmitindo dados. Depois disso o repetidor é ligado na tomada no comodo ou região onde deseja Internet para transmissão via WiFi.

Deixo um vídeo com os detalhes de funcionamento e fabricantes:

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

1 Comentário

  1. Farixa 08/07/2017 at 12:17 -  Responder

    Quero saber como se adiciona o plc numa empresa de um edifício na sala de servidor é ligado à que equipamento

Deixe uma resposta

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.