Inovação, Tecnologia

Estudo de Caso – Leap Motion

0 28

Leap Motion

A leitora Tania de São Paulo me procurou por e-mail solicitando algumas orientações para uma apresentação que estaria realizando com seu grupo da faculdade sobre questões de inovação e algumas -possíveis- aplicações reais para o Leap Motion. Ela fez basicamente duas perguntas:

– Qual uma inovação ou novo trabalho com o Leap Motion tipo “Job To Be Done” (um trabalho a ser feito)

– Qual a novidade desse recurso para justificar os investimentos num grande projeto para atingir o maior número de pessoas.

Bom, tentei responder prontamente com a intenção de ajudar e tentar orientar sobre alguns pontos. Veja minha resposta:

“Sobre seu trabalho, considero simples resolver, pois são apenas questões conceituais, ao mesmo tempo complicado, pois o produto ainda nem foi lançado e não existem protótipos no mercado para possíveis “trabalhos de inovação”. Porém, posso ajudá-la a conceitualizar uma inovação. Primeiro podemos escolher uma área. Pense numa montadora de veículos onde existam centenas de funcionários que manipulam manualmente objetos de risco, veja esse vídeo da montagem de um Fiesta 2012:

Não fiz estudo dos processos de uma montadora, mas podemos pegar algumas destas fases que dependem totalmente de humanos. Podemos pegar a parte de pintura por jatos. Robotizar através de braços mecânicos equipados com jatos de tinta. A manipulação se dará através do Leap por meio de uma interface entre o computador e os braços. A visão do usuário na frente do computador não será somente uma visão real (através de uma câmera ou atrás de um vidro), mas também num modelo computacional gráfico 3D identificando as parte que ainda não foram pintadas, podendo aproximar o necessário para pegar os detalhes.

Respondendo a segunda pergunta, temos alguns fatores que ajudarão a aprovar o financiamento do projeto:

– Evitaremos falhas de pintura, já que nos basearemos em modelos 3D, identificando os locais e falhas.
– Evitaremos riscos com intoxicação e reduziremos em 100% prejuízos com tratamentos médicos de funcionários, até mesmo mortes.
– Garantimos perfeição em 100% dos trabalhos realizados, já que este software irá alertar falhas.
– Produziremos mais em menos tempo e com menos funcionários.

Gostaria de ajudá-la com um conteúdo extra para seu trabalho, tenho certeza que irá agregar muita informação. Escrevi um artigo chamado “Como Inovar? Tecnologia para Humanos”. Está separado em três partes, confira:

Como Inovar? Tecnologia para Humanos – Parte 1
Como Inovar? Tecnologia para Humanos – Parte 2
Como Inovar? Tecnologia para Humanos – Parte 3

Leia também sobre Inovação Aberta. É mais ou menos o que estamos fazendo aqui, ok?
Depois você me manda um retorno de sua apresentação e como foi a aceitação, gostaria de conhecer.
Espero que tenha ajudado. Estarei criando um post no blog com esta nossa interação para servir de exemplo para outros.
Abraços.
Daniel Accorsi.”

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Deixe uma resposta

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.