Notícia, Tecnologia

Celular foi roubado? Bloqueie o chip e também o aparelho!

329 75441

[Update 03/05/2016] – Inserido um vídeo no final do artigo. (Aproveite e se inscreva em meu novo canal de conteúdo no YouTube – Canal Intera: https://www.youtube.com/c/InteraTecnologia)

[Update 15/02/2011]Atenção: você que está com problemas de aparelho roubado, as informações abaixo são referentes às práticas necessárias para ter seu aparelho e chip bloqueados. NÃO realizo qualquer tipo de bloqueio! Atenção: Você precisa ver com sua operadora após ler as instruções abaixo. Não tente solicitar o bloqueio na caixa de comentários.

[Update 07/05/2010] – Preparei um tópico especial para este post no forum do Alvo Conhecimento. Vamos discutir sobre este assunto! Veja.

Hoje pela manhã estava me arrumando para o trabalhando e assistindo o jornal Bom dia Brasil, pela Rede Globo. Uma reportagem me chamou roubastante a atenção, referente a roubo de celulares. Segundo a informação divulgada, 40% dos celulares roubados são destinados a revenda, e é claro, sem nota fiscal. Acredito que todos nós sabíamos do destino dos aparelhos, mas não nesta proporção. Boa parte da população que tem o celular roubado faz apenas uma coisa: bloquear o chip junto à operadora. Isso deve ser feito sim, mas o que a maioria desconhece é que o aparelho também pode (e deve) ser bloqueado na operadora. Tenha sempre em mãos o telefone do SAC.

Para que o usuário possa bloquear o aparelho, devemos estar atentos ao código IMEI (International Mobile Equipment Identity). Podemos obter este código de três formas diferentes:

1. Encontrado no próprio celular, logo abaixo da bateria. (veja imagem abaixo)
2. Na caixa original do produto.
3. Digitando em seu aparelho o seguinte código: *#06#

Lembrando que se você não possui a embalagem do produto, deve anotar com urgência em uma folha o código IMEI (a partir do aparelho), caso contrário, não conseguirá efetuar o bloqueio, que é feito somente através deste código.

O governo incentiva esta prática para diminuir o número de roubo de aparelhos para revenda. Se todos começassem a bloquear os aparelhos após o roubo, estaríamos contribuindo para esta diminuição. Agora, o que não sei é como funciona em casos de desbloqueio. É possível “burlar” o sistema para desbloquear? Os assaltantes conseguem fazer isso? Caso seja possível o desbloqueio pela operadora, e se o SAC não estiver preparado para tratar de assuntos como esse e começar a desbloquear a “torto e a direita”, sem a devida autenticidade do dono? Bom, isso somente um especialista na área pode responder.

Conteúdo complementar:

 

– O que é código IMEI? Portugês e Inglês (mais completo)

O que é a tecnologia GSM?

O que é a tecnologia 3G?

Fonte: Bom dia Brasil

Sobre o autor / 

Daniel Accorsi

Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro, desenvolvedor Kinect e fotografia como hobby. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi

Comentários

Arquivo

Receba por e-mail

Você receberá pro e-mail as novas publicações do Alvo Conhecimento. Poderá cancelar a qualquer momento.